Conheça, Dharma Hindu

Kalki Avatāra, a Décima Encarnação de Viṣṇu

As diversas correntes da variada tradição hindu apresentam distintas interpretações sobre quem são e qual é a função dos Avatāras. O termo Avatāra significa “Aquele que Desce”, e indica uma encarnação terrestre de Viṣṇu

· 5 minutos de leitura >
Kalki

As diversas correntes da variada tradição hindu apresentam distintas interpretações sobre quem são e qual é a função dos Avatāras.

O termo Avatāra significa “Aquele que Desce”, e indica uma encarnação terrestre da forma divina de Viṣṇu, o Preservador da Criação.

Um Avatāra é uma encarnação viva do Divino, nascido de pais humanos, que apresenta uma sucessão de virtudes divinas com características humanas.

Os Avatāras não aparecem necessariamente como renunciantes, mas enfatizam, em seus ensinamentos, a importância da vida de ação em harmonia com a vida de contemplação.

Cada um deles chega à Terra com uma missão específica, estando todas estas vinculadas à restauração da harmonia na sociedade ou no universo.

A Gāruḍa Purāṇa fornece uma lista de dez encarnações, enquanto que a Bhagavata Purāṇa menciona 22 e posteriormente mais três, levando o número total de encanações divinas a 25.

Na Gāruḍa Purāṇa, Kalki aparece como a décima e última encarnação de Viṣṇu. Na Bhagavata Purāṇa, ele é considerado a vigésima segunda.

Não obstante, há unanimidade nas tradições hindus em considerar que todas e cada uma das formas de vida, humanas, animais ou vegetais, são manifestações de Brahman, o Ilimitado. Nesse sentido, cada ser vivo é um Avatāra, uma encarnação divina.

A diferença entre todos os seres vivos e os Avatāras de Viṣṇu é que estes últimos são plenamente conscientes da própria identidade divinal e reencarnam voluntariamente para ensinar e relembrar a importância de uma vida dentro do dharma a uma Humanidade frequentemente amnésica.

Imagens baseadas na descrição da Viṣṇu Purāṇa descrevem Kalki cavalgando um cavalo branco alado, chamado Devadattā.

O nome Kalki significa em sânscrito “Aquele que é feito de ferro”, ou ainda, “Aquele que destrói as impurezas (ou a escuridão, que representa a ignorância)”.

Kalki brande uma espada flamígera na mão direita, que representa o discernimento, a capacidade de separar equivocação e realidade.

É usando essa espada que Kalki irá erradicar a corrupção inerente à kaliyuga.

Às vezes, no sul da Índia, Kalki aparece sob a forma de um homem com cabeça de cavalo, carregando os atributos de Viṣṇu, a concha e o disco.

Dentro das escrituras hindus, a mais antiga a mencionar este Avatāra é a Viṣṇu Purāṇa, que data da dinastia Gupta (séc. VII d.C.).

Posteriormente, ele aparece mencionado na Agni Purāṇa, na Kalki Purāṇa, na Bhagavata Purāṇa, na Padma Purāṇa, no Mahabhārata, no Śrīmad Bhagavatam, na Brahmavaivarta Purāṇa, na Harivaṁśa Purāṇa, na Brahmāṇḍa Purāṇa e na Viṣṇudharmottāra Purāṇa.

O papel de Kalki Avatāra

Kalki é aquele que ainda não veio. Sua aparição aparece injustamente ligada à dissolução e apocalipse, tendo sido equivocadamente associado, como veremos mais adiante, à violência e belicosidade.

Em todos estes textos, as predições indicam Kalki como o restaurador da justiça e daquilo que é correto, como o destruidor do egoísmo, da violência e dos abusos.

Kalki aparece igualmente como vencedor dos usurpadores do poder e da má governança e construtor de uma sociedade mais justa.

Porém, fundamentalmente, vaticina a Viṣṇu Purāṇa, Kalki irá iluminar com seu ensinamento uma Humanidade sedenta pelo conhecimento libertador, “tornando as mentes claras como o cristal”.

Essa obra nos dá a seguinte descrição da missão de Kalki:

“Quando as práticas sancionadas nos Vedas e as instituições que sustentam o dharma tiverem quase cessado, e o fim da era do conflito (kaliyuga) for iminente, uma manifestação do Ser Divino que existe na própria natureza essencial sob o aspecto de Brahman, aquele que é o início e o fim, e que abrange todas as coisas, descerá à Terra (…) sob a forma de Kalki, dotado dos oito poderes paranormais.

“Destruirá, por seu poder irresistível, todos os delinqüentes e ladrões, e todos aqueles cujo espírito esteja devotado à injustiça.

“Restabelecerá a justiça sobre a Terra, e os espíritos daqueles que vivem no fim da idade de Kali serão despertados e por tal maneira se tornarão transparentes, como o cristal.

“Aqueles que assim forem transformados, pela virtude desta época particular, serão as sementes dos novos seres humanos, e darão nascimento a uma sociedade que seguirá as leis da kṛtayuga, a era da pureza.” Viṣṇu Purāṇa, IV:24.

Kṛṣṇa veio para lembrar, no diálogo como o guerreiro Arjuna plasmado na Bhagavadgītā, o quanto é fundamental conhecer o próprio dever para levar uma existência tranquila e feliz, apesar das dificuldades inerentes à própria condição humana.

Buddha encarnou para relembrar à Humanidade da importância de uma vida no dharma, da compaixão e falou sobre a necessidade de abandonar as formas ritualísticas ocas.

Comparando Kalki com estas últimas duas encarnações divinas, percebemos que ele virá para lembrar da importância do discernimento.

Nesse sentido, cabe lembrar que Kalki é igualmente chamado Viṣṇuvyāsa na Harivaṁśa, fazendo uma clara alusão ao professor que recolheu e preservou a história, a mitologia e o conhecimento espiritual no grande épico Mahabhārata.

O papel de Kalki, portanto, não precisa ser interpretado necessariamente como o do destruidor ou aniquilador do mundo corrompido pela ausência de valores, mas como aquele que destrói a ignorância.

A espada, principal atributo de Kalki, assim como o machado do deus-elefante Gaṇeśa, sempre esteve associada ao discernimento, à capacidade de separar o correto do errado, o que tem valor daquilo que não tem.

Assim, podemos considerar Kalki um educador, alguém que virá para instruir a Humanidade e nos relembrar daquilo que é verdadeiramente importante.

As tradições da Índia apontam para o fato de que o tempo é cíclico e que, no fim de cada era, há uma renovação natural.

Assim, Kalki é aquele que dá fim ao ciclo presente, em que estamos mergulhados na ignorância, no egoísmo e na busca de conforto e prosperidade material, e inicia o novo ciclo da idade da verdade, satyayuga, onde novamente prevalecerão a harmonia, a paz e a felicidade.

“Kalkis” modernos

Infelizmente, a imagem de Kalki que surge da leitura das Purāṇas, como destruidor do mal, montado num cavalo, com a espada em punho, tem instigado a imaginação de alguns falsos mestres, que não raramente afirmam ser eles próprios esta encarnação de Viṣṇu e que, atualmente, se contam às dúzias.

A irresistível tentação de alguns líderes messiânicos contemporâneos de apresentar-se como a “verdadeira e única” encarnação de Viṣṇu, na forma de Kalki, rendeu curiosos frutos ao longo dos últimos tempos.

Nas primeiras décadas do século XX, uma série de cínicos estudiosos das tradições indianas, como Savitri Devi, Julius Evola, Maximiani Portaz e Miguel Serrano, chegaram ao absurdo de declarar que Adolf Hitler era Kalki Avatāra, tentando integrar a visão hindu com a mitologia nórdica e a pregação nazista.

Outras figuras controversas que se autoproclamaram Kalki incluem o colombiano Víctor Manuel Gómez Rodríguez (Samael Aun Weor), fundador do gnosticismo, e os indianos Shrikant Mahajan, de Jalgaon, Maharastra, e Vijay Kumar, de Perambur, Chennai, este último o mais fraudulento e perigoso dos “avatāras” atuais.

[Leia mais sobre os “Kalki” modernos aqui]

Sobre essa peculiar situação, que pode confundir a opinião pública, nosso mestre, Swāmi Dayānanda, disse-nos uma vez: “essas pessoas têm o direito de afirmar serem encarnações de Viṣṇu, mas você tem também o direito de não acreditar nelas”.

Cabe lembrar que, de acordo com a cronologia purânica, Kalki Avatāra irá manifestar-se no fim da kaliyuga, a era do conflito que estamos vivendo presentemente, dando lugar a um novo ciclo do tempo, que recomeçará com uma nova kṛtayuga, era da verdade.

Segundo o Mahabhārata, Vāṇaparva, a atual kaliyuga estender-se-á por um período de 432.000 anos.

Havendo começado esta era há apenas 3.500 anos, com a guerra narrada no Mahabhārata, temos uma certa espera até testemunharmos o advento do décimo Avatāra. Portanto, isso acontecerá apenas daqui a mais 428.500 anos. Ou seja, temos bastante tempo ainda…

Website | + posts

Pedro nasceu no Uruguai, 58 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o site yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
Biografia completa | Artigos

subhashita

Subhāshitas, Palavras de Sabedoria

Pedro Kupfer em Conheça, Literatura
  ·   1 minutos de leitura

7 respostas para “Kalki Avatāra, a Décima Encarnação de Viṣṇu”

  1. A verdade não está contida em livros e sim na natureza. Os Vedas foram escritos em Kali yuga, logo, estão contaminados pela mentalidade correspondente. Tem muita boa e outras não. Devemos discerní-las.

    Satya yuga é justamente o período onde não havia escrita e nem a fala propriamente dita. Tínhamos nos separados recentemente de nossos ancestrais comuns. Somos animais, nunca deixamos de ser. Ter consciência disto seria o primeiro passo para podermos voltar viver em harmonia com o todo.

    Satya yuga se caracteriza pelo respeito e consciência das leis universais. Uma consciência compartilhada por todos os seres vivos. E esta é a grande mudança que deve acontecer.

    A era de Kali não começou com a grande guerra mencionada no Gita e sim com o Cisma de Irshu. O príncipe mais novo que queria ser rei a uns 5000 anos.

    Não tem como esperarmos 432.000 anos para nos libertarmos da estupidez espiritual que atravessamos. A natureza não irá durar tanto tempo. Não podemos esperar. É pra ontem as mudanças.

    O tempo está correndo e nossa responsabilidade não é apenas com nós seres humanos, mas com todas as entidades vivas do planeta.

    Om Tat Sat

  2. A Kali Yuga tem 432.000 e começou a aproximadamente 5.000 anos atrás, com o advento de Kurukshetra, porém, a maldade, a estupidez, a barbárie, os desejos impuros, as inversões de valores, a avareza, o ódio e os assassinatos, fizeram Kali Yuga dar um salto e agora, estamos no centro do olho do furacão, sem passar pela pequena era de bonança, que é apregoada nas Escrituras Sagradas.

  3. Vamos a Geometria
    Cada yuga tem 360 ciclos.
    O Krita Yuga = 1.728.000 anos
    O Tetrâ Yuga = 1.296.000 anos
    O Dvâpara Yuga = 864.000 anos
    O Kali Yuga = 4320.000 anos
    cada 1 ano no veiculo fisico humano é 360 dias!
    Então faça um desenho geometrico com fibonacci em 360 e obtenha a concha que foi usada pra realizar a obra de toda criação.

    Os 5 tatwas usados pra criar o mundo fisico, mas obvio ainda existem o infra-mundo, no qual o homem não vê pq esta a uma velocidade de 360 mil km/h no qual os olhos são incapazes de perceber! Mas é possivel para aquele que aprender a usar os outros 2 tatwas secretos! Imaginação e sentimento. Mas estes 2 dependem do desenvolvimento, este trabalho ainda estou criando!

  4. o ciclo total são de 24 mil anos, sendo kali 2x 3000, devapara 2400, teta yuga 3600, Satya 6000+6000

    432 mil é a somatoria dos 72 ciclos do Kali e o satya tem 144 ciclos!

  5. Interessante a similaridade entre kalki e o ser muito especial que desçe do céu e encerra de maneira feliz o periodo turbulento vivido pela humanidade, contado no apocalipce de João,na Biblia.Este ser tambem monta um cavalo branco e de sua boca sai uma espada.Com certeza o retorno da humanidade a satya yuga não se fará por nenhum meio belicoso ou agressivo a vida pois a porta de entrada para esta realidade é uma massa critica de seres humanos se estabelecendo em sabedoria, poder e compaixão ,renovando inevitavelmente a compreenssão sobre a vida e o valor da mesma.
    O yoga é um meio dos mais eficazes para se manter forte,cada vez mais descondicionado, consciente e receptivo a mudanças benignas que na minha opinião já se pronunciam.428.500 anos é tempo demais ,acho que se insistirmos em nossa expanssão pessoal, uma surpresa da graça simbolizada na forma de kalki visitará a todos nós.
    Valeu pedro e a todos que tem compartilhado a tradição viva do yoga,este instrumento poderoso de liberação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *