Começando, Pratique

Que Método de Yoga Devo Praticar?

O Yoga cresce sem parar: nos Estados Unidos já são mais de 20 milhões de praticantes e, segundo estimativas recentes, essa tendência de crescimento irá se manter, no mínimo, por mais dez anos. Aqui no Brasil não é diferente, e esta visão libertadora, que nos sugere uma forma muito saudável de viver, atrai cada vez mais adeptos.

· 6 minutos de leitura >

Que tipo de Yoga devo praticar? É normal ficar confuso perante a variedade de modalidades disponíveis na atualidade, pois o Yoga é uma das disciplinas que mais crescem no mundo.

Nos Estados Unidos, já são perto de 40 milhões de praticantes e, segundo estimativas recentes, essa tendência de crescimento irá se manter, no mínimo, por mais dez anos.

Aqui no Brasil não é diferente, e esta visão libertadora e forma saudável de viver atrai cada vez mais adeptos.

A pergunta que muitos se fazem é qual seria o tipo de Yoga mais adequado para cada um.

Aqui no yoga.pro.br, ouvimos com bastante frequência perguntas e consultas sobre este tema, uma vez que é muito fácil para o iniciante se perder na miríade de sistemas, nomes e ensinamentos disponíveis.

Para esclarecer o panorama, disponibilizamos este texto, com o intuito de orientar àqueles que gostariam de se iniciar neste lindo ensinamento e nesta prática milenar, fazendo uma breve descrição dos métodos disponíveis hoje.

É preciso esclarecer aqui que esta lista não está completa: ela inclui apenas as modalidades mais conhecidas e praticadas na atualidade.

tipo método Yoga

A verdade é que nem todas as formas de Yoga são boas para todo o mundo. Existem diferentes tipos de prática, que se adaptam às possibilidades e necessidades de cada um.

Diferentes formas de Yoga não dão os mesmos resultados com as mesmas pessoas e não há consenso sobre o que deveria ser ensinado em uma aula de Yoga.

Portanto, a modalidade de Yoga escolhida deve estar em função das expectativas e necessidades do praticante.

Os efeitos e benefícios do Yoga, não obstante, estão acessíveis para todos, independentemente da idade ou do estado físico de cada pessoa.

Basta apenas saber escolher a modalidade que melhor se adapta às necessidades e possibilidades de cada um.

Antes de mais nada, é preciso ter claro o que você quer da prática. Os objetivos mudam de pessoa para pessoa. Você pode querer praticar impelido por uma destas motivações:

1) Melhorar a qualidade de vida ou gerenciar o estresse.
2) Manter a saúde e a vitalidade por uma disciplina não convencional.
3) Buscar um complemento para um treinamento físico.
4) Para algum tratamento terapêutico, ou por indicação médica.
5) Procurando um caminho para o autoconhecimento e a liberdade.

Este último ponto é o fundamental: originalmente, o Yoga tem como objetivo principal mostrar para a pessoa que ela já é livre, plena e feliz.

É, portanto, uma espiritualidade libertadora, que nada tem a ver com religião, doutrinamento ou ideologias sectárias.

Infelizmente há algumas seitas intolerantes no meio do Yoga, das quais recomendamos que o amigo leitor se mantenha afastado.

É lógico que, quanto maiores forem as suas expectativas, mais cuidadosamente você deverá procurar.

Se quiser praticar para manter a forma ou combater o estresse, algumas sessões semanais de āsanas de farão o trabalho.

Nesse caso, ou se você tiver algum problema de saúde ou ficou parado por um tempo, é aconselhável fazer um exame médico antes de iniciar.

Se estiver procurando uma prática desafiante e vitalizadora, onde possa explorar e extrapolar seus limites físicos através de ásanas mais potentes, algumas formas Yoga, como o Aṣṭāṅga Vinyāsa, podem ser extremadamente exigentes, adequadas para atletas e pessoas que gostem de trabalhar o corpo com disciplina e intensidade.

Porém, lembre que o Yoga não é uma atividade física, mas uma disciplina de autoconhecimento que usa o corpo como ferramenta para colocar na prática o ensinamento libertador e as atitudes que configuram um estilo de vida em harmonia com as pessoas e o mundo.

Se você tiver praticado durante um tempo, sentido os benefícios do Yoga e quiser continuar sozinho, é recomendável mesmo assim que, de tempos em tempos, faça um workshop ou aula para corrigir eventuais erros que você mesmo possa não estar percebendo.

Se for o caso de usar Yogaterapia por indicação médica, se recomendam uma ou duas sessões diárias de exercícios específicos que incluam āsana, prāṇāyāma e yoganidrā, bem como aconselhamento alimentar.

O professor, nesse caso, precisa ter muito estudo e experiência no assunto. Há professores que prefiram negar os efeitos terapêuticos do Yoga, o que é muito mais fácil que estudá-los.

Métodos de Yoga

Haṭha Yoga

A prática de Haṭha Yoga, da maneira que é abordada tradicionalmente, tem um ritmo tranquilo, pautado pelos próprios praticantes.

A saúde, o relaxamento e a redução das tensões constituem o foco desta modalidade. O intenso trabalho respiratório e o relaxamento consciente auxiliam no combate ao estresse.

Esta é uma ótima opção para iniciantes e pessoas com alguma limitação (problemas de coluna, cardiopatias, etc.), embora não possua finalidade de cura, como é o caso da Yogaterapia.

As técnicas de relaxamento e meditação também estão presentes em muitos casos, aprimorando a integração entre corpo, mente e emoções.

Aṣṭāṅga Vinyāsa

Este sistema, oriundo do sul da Índia, está baseado em seis séries de āsanas de exigência profgressiva, nas quais cada praticante trabalha em seu próprio ritmo, através de uma técnica chamada vinyāsa, que consiste em coordenar respiração e movimento.

O Aṣṭāṅga Vinyāsa é o mais exigente de todos os métodos no plano físico. Aconselha-se ter algum preparo físico, fólego e estabilidade articular antes de começar.

Power Yoga

O Power Yoga nasceu nos Estados Unidos como uma adaptação mais acessível do Aṣṭāṅga Vinyāsa para aqueles que não querem ou não podem fazer uma prática tão exigente, mas que fosse ainda bem intensa.

Através da respiração e da execução de posturas combinadas com movimento, o praticante desenvolve resistência, força, flexibilidade, consciência respiratória, concentração e vitalidade.

Muitos, porém não todos os professores de Power Yoga incluem meditação nas suas aulas.

Iyengar Yoga

O Iyengar Yoga é o método de exigência física moderada, criado pelo professor indiano BKS Iyengar.

Uma das características marcantes dele é o conceito de alinhamento. As práticas de prāṇāyāma são ensinadas separadamente dos āsanas.

Os métodos de Hatha Yoga acima citados incluem não somente a prática das técnicas físicas, chamadas āsanas, mas igualmente exercícios respiratórios e relaxamento (chamados prāṇāyāmas e yoganidra, respectivamente).

Os métodos podem ter abordagens diferentes, dependendo de onde cada professor coloca a ênfase.

Yogaterapia

Desenvolvido nos Estados Unidos por Joseph Lepage, esse método coloca a ênfase no processo da cura, trabalhando em todos os níveis do ser humano: físico, mental, emocional e espiritual. Joseph diz que “a cura acontece quando estabelecemos contato com a parte mais profunda de nós mesmos”.

Um exemplo desta abordagem terapêutica é ensinar pessoas com problemas cardíacos a tornarem-se mais conscientes da sua condição em todos os níveis, melhorando a qualidade de vida e usando técnicas respiratórias, exercícios adequados e meditação com foco na cura do coração.

Viniyoga

A palavra Viniyoga designa um tipo de prática focada no indivíduo, levando em conta suas aspirações, suas possibilidades, sua saúde, seu entorno, sua forma de vida e sua cultura.

A prática de Viniyoga respeita o ritmo de evolução de cada um. nas práticas, as posturas físicas são sincronizadas com a respiração em seqüências que são montadas em função das necessidades de cada praticante. este método inspira-se nos ensinamentos do mestre T. Krishnamacharya.

Kripalu

Prática em três estágios baseada nos ensinamentos do mestre Kripalvānanda. Os três estágios do Kripalu incluem: prática firme (com foco no alinhamento, a respiração e a atentividade); entrega (permanência nas posturas, superando limites, aprofundando a concentração e o foco no processo interno de pensamentos e emoções); e meditação em movimento.

As tensões internas são completamente eliminadas do corpo, desenvolvendo confiança na sabedoria corpórea necessária para conduzir o praticante ao estado de meditação profunda.

Śivānanda

Trata-se de uma prática de síntese dos principais ramos do Yoga tradicional (Karma, Bhakti, Haṭha, Rāja e Jñāna Yoga), segundo o mestre Swami Sivananda.

Trazido pela primeira vez ao ocidente em 1957 por Swāmi Vishnu Devānanda foi logo adaptado às necessidades da sociedade atual, propondo uma atenção especial a cinco pontos: 1) exercício, 2) respiração, 3) relaxação, 4) alimentação, e 5) meditação.

Estes pontos visam sobretudo a propor um estilo de vida focado no propósito do Yoga.

As aulas práticas são estruturadas em uma série de 12 āsanas principais (com variações), precedidos pela saudação ao sol e respiratórios. Há também uma ênfase no aprendizado dos mantras tanto em forma de canto como para suporte à meditação.

Como escolher um bom professor?

Usando o bom-senso e a capacidade de observação para escolher. Vendo se você se sente confortável na escola que visitar. Perguntado ao professor onde ele aprendeu. Vendo se você se identifica com a sua proposta. Para saber mais, leia este texto, por favor.

Para encerrar, é preciso frisar que não existe um Yoga superior, mais completo ou melhor que os demais. Cada método se adapta melhor para objetivos diferentes.

O melhor Yoga é aquele que funciona para você, que satisfaz suas necessidades e preenche suas expectativas. Cabe lembrar, não obstante, que o Yoga é uma espiritualidade cuja meta fundamental é a liberdade, o reconhecimento de que já somos a felicidade que buscamos.

Esse ensinamento deve estar presente nas práticas, independentemente do nome que elas tiverem. Boas práticas para tod@s.

॥ हरिः ॐ ॥

Leia também:
1) Praticar com Segurança e Sucesso: 16 Dicas
2) Elementos para Montar uma Prática de Yoga
3) Recomendações Importantes para Praticar
4) Como Montar uma Série Equilibrada de Āsana
5) How to Create a Practice that Works for You

॥ हरिः ॐ ॥

Website | + posts

Pedro nasceu no Uruguai, 58 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o site yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
Biografia completa | Artigos

suryabhedana

Sūryabhedana: a Respiração Solar

Pedro Kupfer em Prāṇāyāma, Pratique
  ·   1 minutos de leitura

O que traz paz ao dia-a-dia?

Pedro Kupfer em Pratique, Yoga na Vida
  ·   2 minutos de leitura

54 respostas para “Que Método de Yoga Devo Praticar?”

  1. Olá, Pedro!
    Seu site é muito completo e cheio de conhecimentos preciosos! Gostei muito!
    Já pratiquei Hatha Yoga, mas atualmente estou praticando Yoga Integral de Sri Aurobindo, me encontrei!

  2. Muito interessante este artigo, mas não encontrei a linha de Yoga que contempla o autoconhecimento e transcendência, como o Bhakti Yoga.

    1. PQ Bhakti esta presente em tudo, Não há hatha yoga sem bhakti, jñana, mantra, karma ou raja yoga. apenas por isso.

  3. Tive contato com o ioga pela primeira vez aos 8 anos quando minha mãe apareceu em casa com algumas anotações e hoje com 33 anos passei por práticas esporádicas de métodos diversificados e particularmente optei por exercer e dar atenção a preservação do caráter tradicional da prática.

  4. Eu preciso e quero muito praticar Yoga, mas moro numa cidade do interior e só conseguirei praticar se for através de leituras e da internet. Preciso de mais orientação, o que devo fazer?

    1. Há cinco anos comecei a ler um livro que havia ganhado da minha irmã, que sabia do meu interesse e das minhas dificuldades em encontrar escolas, “Auto Perfeição com Hata Yoga – Professor Hermógenes” trata-se de um best-seller que mudou a minha vida nesses últimos 5 anos com o qual, a partir da leitura, estudo constante e obediência aos preceitos do autor, posso hoje me considerar um praticante e aprendiz eterno da Yoga.Aconselho a leitura com seriedade de quem respeita o nosso templo divino e individual: o nosso ser.

  5. Procuro uma pratica de Yoga voltada para : Disciplina e Concentraçao, qual seria a pratica mais recomendada dentro de sua Experiência como professor ? qual professor vc. recomendaria aqui em Sampa ? obrigada e parabéns !

  6. Como escolher um bom professor? Simples: É só ver que tipo de filosofia o professor vive durante a aula. Não adianta olhar só o que o professor prega, porque despejar conhecimento decorado sem de fato viver aquilo não tem valor algum.
    Já vi professora por aí que se o aluno não for descolado, ele vai passar quase invisível durante as aulas pois tem “profissional” que acha muito trabalhoso interagir com alunos mais quietos e só quer interagir com a “galera descolada”. De que adianta o professor conseguir por o pé na cabeça, se na filosofia prática não se interessa de fato em ajudar determinados alunos a romperem aquela barreira seja da timidez seja da ansiedade ou o que for. Nem consigo entender por qual motivo uma pessoa resolve virar professora de Yoga se quando se depara com alunos com mais dificuldade de interação simplesmente deixam o aluno de lado como se ele não existisse.
    Já tive professora assim e confesso que na época quase desisti no Yoga. Felizmente depois tive ótimos professores de Yoga que de fato tem amor pelo o que fazem, e se interessam em orientar ajudar os mais diversos tipos de alunos que procuram orientação na filosofia Yogue.
    Caso alguém tenha se desiludido com o Yoga em razão de algum “profissional” de comportamento discutível; procure um outro profissional, saiba que toda a filosofia Yogue é um tesouro deixado por nossos antepassados, e não confundam uma filosofia maravilhosa com determinadas atitudes de alguns profissionais. Felizmente o mercado está cheio de profissionais habilitados e com a intenção de de fato ajudar ao próximo. É só saber procurar.

    1. Fazer esse essa pergunta é como justificar ao professor de natação que vc tá lá por causa da asma, qdo ele pedir pra vc nadar com mais vontade. Não estou te censurando, mas nenhum tipo de yoga foi feito para emagrecer. É possível sim, desde que aja prática constante e o uso de bandhas que são compressões, no caso a a compressão da glandula tireoide, exercitada constantemente pode mexer com a glandula a ponto de levar ao equilíbrio do metabolismo dessa pessoa, eu que sou abaixo do peso, teve uma época em que engordei e fiquei mais forte. Mas definitivamente yoga não feito pra isso, não seria melhor procurar outra atividade física, um esporte que te desse prazer e te ajudasse pra isso? Natação é muito bom pra isso…

    2. Quando comecei a praticar Yoga e emagreci 9 kilos em 3 meses. A ansiedade e o estresse faziam eu comer muito.
      Yoga eliminou a ansiedade e trouxe uma maior consciência corporal, assim reduzi a alimentação e comecei a comer coisas naturais e saudáveis.
      Em dois meses comecei a ter nojo de refrigerante, sem que nada disso fosse falado nas aulas de yoga, simplesmente meu corpo começou a exigir o que é saudável e a ter repulsa ao que é ruim.
      Namastê.

  7. Bom Dia.

    Qual Ioga me indicaria para stress e ansiedade alta?
    Grata.

  8. Caro Pedro, foi uma grata surpresa conhecer seu site. É muito interessante e abrangente!

    Para quem quer aprender a meditar, como você o descreve , como “um caminho para o auto-conhecimento e a transcendência”, o que devo procurar? Existe alguma escola mais alinhada com essa prática? Gostaria que você me orientasse/sugerisse algo a respeito.

    Grata,

    Vera

  9. Oi,
    Tenho 59 anos. Aposentei-me recentemente. Faço exercícios físicos diários com Personal sob orientação médica. Atualmente vivo sob forte stress, devido ao envelhecimento (relativamente acelerado de meus pais – Pai, 86 e Mãe, 85. Sou solteiro, e sinto-me sem apoio.
    Acho-me uma pessoa um tanto tradicional, para tentar algo difernte da Hata-Yoga. Não conheço muito a respeito. Mas nutro uma grande simpatia pela modalidade.
    Sou uma pessoa espiritualizada. Cristão. Espírita. Não me filio a qualquer corrente. Leio
    muito sobre religiões. Todas. Creio no “mistério” que a palavra humana não alcança: Deus.
    A religiosidade oriental toca-me profundamente em sua essência, ainda que não seja minha firmação.
    Gostaria de me ioniciar na Yoga. Moro em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro. Sobre quel modalidade de Yoga você, a princípio, poderia falar-me mais alguma coisa? Akguma academia? Algum bom professor?
    Dede já muito agradeço por sua resposta. Jorge Luiz

    1. Jorge Luiz Tenho 63 anos e durante dois anos pratiquei yoga; na Academia do Prof. Hermógenes na Rua Uruguaiana, 118/cobertura, tel. 22249189, homepage http://www.profhermogenes.com.br – próxima da estação do metrô Uruguaiana no Rio de Janeiro e sob a orientação do livro “Autoperfeição com Hata Yoga. Conheça essa obra e outras do mesmo autor, que poderão ser adquiridas na Academia Hermógenes. Com o seu perfil você encontrará o caminho buscado. Mudei para Natal e por outras razões familiares, parei o meu aprendizado da Yoga e não estou conseguindo retomar. Ficarei muito feliz se minha curta experiência puder lhe ser útil. Um grande abraço e felicidades. Victor Martins

  10. Olá.

    Gostaria de saber a sua opinião sobre o Bikran Yoga, também conhecido como Hot Yoga.

    Obrigada.

    Fernanda.

  11. Muito bom seu texto…Acho que de certo modo, a escolha do professor é até mais importante do que propriamente o estilo, já que seja qual for o estilo, os benefícios sempre existem. O mais complicado mesmo, é a escolha do professor.
    Muitos alunos se iludem, achando que o fato do(a) professor(a) ter um alongamento quase acrobático, isso por si só, já o define como um bom professor. Ledo engano…Já tive professora com ótimo alongamento, mas que em outras áreas deixava muito a desejar.
    Em minha opinião, somente alongamento exacerbado, e conhecimento técnico, não representam um bom professor de Yoga. Existem professores no mercado, dotados de conhecimento técnico, mas escassos de algo que de certo modo deveria ser o “cartão de visita” do professor de Yoga, que é a compaixão. Simplesmente tratar com a mesma atenção e dedicação tanto aquele aluno mais descolado, quanto aquele aluno mais tímido. Muitos professores de Yoga que se consideram Yogues, são na verdade muito semelhantes a alguns professores de academia que dão toda atenção às alunas de corpo escultural, e interagem de uma maneira distante e fria com as alunas menos vistosas. A diferença é que Yoga não é musculação… Se vindo de um professor de alguns professores de musculação esse tipo de atitude é pouco profissional, vindo de professores de Yoga, é algo não apenas sem profissionalismo, mas também completamente fora da filosofia. Já vi esse tipo de coisa acontecer em mais de uma escola de Yoga. Compaixão não se restringe a ter pena das crianças de rua, isso é básico…
    Compaixão, na minha opinião, é o professor dar a mesma atenção aos mais diversos tipos de aluno, sejam eles mais ou menos bonitos, mais ou menos extrovertidos. Se hoje o Yoga se encontra da maneira como está( já tendo sido associado até mesmo à revistas masculinas como foi dito numa matéria aqui), entre outro motivos é em razão da grande semelhança entre determinados professores de Yoga, e determinados professores de algumas academias, que tem todo o foco voltado a galinhar as “gatas de academia”, e se esquecem daquelas alunas mais comuns.
    Então, apenas complementando seu ótimo texto Pedro, para escolhermos um bom professor, além de observarmos seu “currículo”, é necessário se atentar muito à maneira como os alunos são tratados de uma forma geral, e mesmo que não seja você o tratado com indiferença, atente-se que você não está de fato tendo aula com um professor de Yoga, e sim com um professor de academia que possui um conhecimento técnico de Yoga.
    E nem estou me referindo a professores de uma polêmica rede já debatida aqui neste site, já conheci dissidentes e opositores dessa tal rede que são assim. Só fazendo uma ressalva, não estou dizendo que professores de academia ajam assim de uma maneira geral, mas sim comparando alguns professores de Yoga com um determinado estilo pouco profissional de alguns professores de musculação.
    Inclusive eu, que já fiz musculação em uma determinada época da minha vida, posso afirmar, que no quesito compaixão, tem professores de musculação muito mais yogis do que muito professor de Yoga por aí.
    O fato é que na prática, quando aceitamos continuar fazendo aula com uma professora de Yoga, na qual detectamos um tratamento excludente em relação a determinados alunos (mesmo que não sejamos nós os excluídos), estamos sim ajudando a editar mais uma página de revistas da linha pornoyoga, e estamos colaborando para empurrar o Yoga para cada dia mais longe da sua filosofia.

  12. Por que você nunca comenta sobre o Kundalini Yoga?
    ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ ॐ
    Não compreendi a pergunta, Paulo: aqui no site há quase 80 artigos sobre os temas correlatos ao Kundalini Yoga, na seção prana, kundalini, chakras e koshas.
    Digitando a palavra kundaliní, com acento, surgem 41 artigos que mencionam o tema. Digitando a palavra kundalini sem acento aparecem mais 35 textos.
    Namaste, boas leituras e boas práticas!

    Pedro.

  13. Olá, Gostaria que me respondessem algumas perguntinhas sobre o Yoga! 1- HÁ ALGUMA TÉCNICA ESPECIAL PARA DESENVOLVER A YOGA E OBTER UMA MELHOR EXECUÇÃO? 2- QUE ORIENTAÇÕES DEVEM SER SEGUIDAS PARA GARANTIR OS OBJETIVOS DA PROPOSTA DA YOGA E ASSIM OBTER MELHORES RESULTADOS? Espero que possam responder minhas perguntas! Obrigado!
    =====
    Essas questões só podem ser vistas dentro da sala de práticas, por um professor qualificado. Namaste!

  14. Gostaria de iniciar na yoga e meditação, mas não conheço cursos aqui no Rio, poderia me indicar? Com um pouco de urgência, por favor?!
    Preciso pois estou depressiva e sei que esses métodos podem me ajudar.
    Obrigada.
    Regina

  15. Bom dia !

    Gostaria se for possivel indicações de professores ou escolas que sigam as tradições dos Nathas na regiõa de campinas interior de Sp.

    Grata

    Namaste

  16. Como posso adquirir seu livro de Yoga prático já esgotado?
    =======
    Aguarde por favor a próxima edição. Namaste!

  17. Muito bom seu conteúdo!
    Parabéns!
    Sou médico e estou me iniciando na prática. Tenho algumas curiosidades. Estou iniciando uma pequena pesquisa. Voçê tem conhecimento se existem estudos científicos sobre os benefícios físicos,orânicos, e de qualidade de vida (existem alguns questionários que podem avalia-la) da prática?? O que voçê acha do Método ***?
    Grato!
     
    ===
     
    Caro André,
    O Método *** foi inventado no Brasil por um aventureiro autodidata que, em singela auto-homenagem, batizou esse “sistema” com seu próprio nome. Os professores formados através da gravações das aulas desse senhor são mal preparados e irresponsáveis, e somente buscam o lucro fácil. A instituição é de perfil sectário e altamente prepotente, do gênero “donos da verdade”.
    Faça suas próprias pesquisas. Você verá que irão lhe proibir ler livros que não sejam os do “mestre”, assim como fazer viagens de estudos, cursos e aulas com outros professores que nao sejam da seita, configurando tentativa de manipulação e lavagem cerebral. Não recomendo, portanto.
    Obrigado pela atenção e boas práticas.
    Pedro Kupfer.

    1. Acho que sei de qual método você está falando. As técnicas poderosas (como todas as linhagens de Yoga levadas a sério são) mas a tentativa de manipulação é evidente. Percebo que você é um homem sensato. Gostei do site. Parabéns.

  18. gostaria de saber sobre aulas de yoga na região do Itaim Paulista – São Miguel Paulista pois já pratiquei hatha yoga e estou algum tempo sem praticar pois não conheço nenhuma academia ou instrutor(a) nesta região.

    1. Olá também desejo saber sobre aulas de yoga no itaim paulista e ou região…marcelo.franca.lima@hotmail.com

  19. Li as indicações do Hatha Yoga, que já pratico há três anos.
    Contudo, por desrespeitar as margens do rio no dia-a-dia, trabalhei exageradamente até adquirir uma hérnia de disco lombar.
    Peço orientação quanto ao que evitar durante as práticas.
    Grata.

  20. MUITO INTERESSANTE ESTE SITE. BOM, GOSTARIA MUITO QUE ME INDICASSE A MELHOR PRATICA DE YOGA, PARA PESSOAS QUE TEM PROBLEMA DE TOC, TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO. DESDE JA, AGRADEÇO A ATENÇÃO.

  21. A minha dificuldade é a mesma de muitos que comentaram aqui. Não encontro aulas de yoga na minha cidade, nem adjacências. Moro em Canela, Rio Grande do Sul e procuro aula de yoga em Canela ou Gramado.

    Obrigada!

    Flávia

    1. Olá FláviaEm Canela e Gramado tem a professora Camila Moscarelli que é séria e dedicada professora de iyengar Yoga>fone :54 8125 1880Boas práticas!Jamile

  22. Pedro,
    Sou leitor assíduo deste site pois considero uma fonte importante de conhecimentos yóguicos. Já pratiquei em Florianópolis. Agora pretendo voltar a praticar, mas estou na dúvida sobre qual linha seguir. Você teria algum profissional pra me indicar em Joinville/SC? Obrigado!

  23. Gostaria de saber que tipo de Yoga é mas indicado para mim?
    Sou corcunda e gostaria de corrigir minha coluna.

  24. Eu queria saber qual o ramo de yoga aconselhado para uma pessoa de 58 anos, que está procurando um caminho para o auto-conhecimento e a transcendência.

  25. Gostaria de indicações para desenvolver o Yoga com a finalidade aprimorar minha memoria, atençao e meditação. trabalhar auto controle, saber manter-se em silencio. e por ultimo fazer exercicios que beniciem minha postura e tambem a parde de peso.
    Obrigada.

  26. Oi,
    Sou de Guarulhos – SP , bairro da Vila Moreira e gostaria de saber sobre aulas de Yoga para iniciantes na minha cidade.
    Desde, já agradeço.
    Juliana.

    1. Olá Juliana,
      Procure na internet Rosana Biondilo lá terá todas as informações do Studio em Guarulhos.
      Beijos,
      Namaste!

  27. Sou de Sorocaba. Gostaria de saber sobre aulas de Yoga na minha cidade.
    Desde, já agradeço.
    Elisa.

  28. Ei, por orientaçao medica, resolvi praticar Yoga. Ingressei em uma entidade que oferece o curso a preço popular. Ledo engano. Até chegar na sala destinada as aulas, tinha que subir tres lances de escada.
    O mestre era bom, mas usava a atividade para faturar extra com ofertas de cds, dvds, camisas, kangas, perfumes enfim um verdadeiro bazar. Desisti. Era muito sacrificio. Bem, procurei uma academia que oferecia as aulas somente uma vez por semana pelo periodo de uma hora. Entao, voce praticava as posturas correndo pra lhe sobrar cinco minutos de meditaçao. Desisti tambem.
    Preciso dizer a voces que durante minha juventude, quando me falavam de Yoga, eu dizia, ah, isso nao da para mim. Sou muito agitada e essa pratica é parada de mais. Nao vai combinar comigo. Os anos passaram e descobri tudo que a Yoga tem, quando minha filha começou a praticar na academia de um hoje famoso Mestre.
    Convivi tambem, com uma estudante de Yoga, ela se preparava para ser Instrutora, que muito me esclarecia tambem sobre os beneficios desta pratica. Hoje, AMO FAZER YOGA, embora minha pratica seja reduzida devido ao meu condicionamento. O bem estar que ela me proporciona nao so fisicamente mas tambem mentalmente, é indescritivel.
    Estou de velas acesas procurando um local onde eu possa praticar e aprender sempre mais, e que ofereça a essa pratica milenar a preços acessiveis ao meu bolso e que o conteudo do aprendizado seja como deve ser de primeira grandeza. Esse comentario/desabafo serve e é para esclarecer a todos que como eu, desejam e encontram dificuldades para aprender/praticar o Yoga. Eu nao vou desistir de achar o local ideal. E voces vão?
    Um abraço da Ibis.

    1. Boa Noite!
      Como vai? Eu Gostaria também como a pessoa acima, a Ibis de saber como aprender e práticar essa arte, se posso dizer assim tão maravilhosa pois estou na verdade precisando exercitar o meu corpo, pois eu fazia karatê, mas não gosto muito, e já fiz yoga, eu adorei, fiz num centro budista aqui de Curitiba, mas infelízmente não existe mais, pois a professora abriu uma academia e cobra m. bem e no centro era um valor simbolico, não cobrava muito. Por favor informe para eu práticar o mais rápido possível. Obrigada!
      Curitiba, 17/07/2010.
      Mara.

  29. Sou do Rio de Janeiro, do bairro Vila da Penha e gostaria de saber onde poderia praticar Yoga nessa região.
    Obrigado.

  30. Alda, sou professora de Hatha Yoga no Estúdio em Cena, em Indaiatuba. O Estúdio fica na Av. Conceição, 222 sala 2, fone (19)3894-3860. Meu trabalho segue os fubdamentos do método Iyengar.
    Se preferir, pode me procurar:
    mfesenger@terra.com.br

    Namastê.

  31. Gostaria que voces nos informassem se nós podemos nos guiar por algum livro para fazer exercícios corretamente. Não tenho condições de pagar pelas aulas no momento e a minha necessidade dos exercícios é urgente. Tenho fibromialgia e os médicos me indicaram o Hatha yoga tradicional. Existe algum livro não muito caro para me ajudar?

  32. olá, eu tive o imenso prazer de praticar yoga á uns 20 anos atras, para saúde á qual me sentí bem como nunca, mais esta escola se mudou e assim deixei de praticar.Eu gostaria muito de voltar á praticar.o mais próximo de Cabreuva poderia ser em Campinas. Muito obrigado.

  33. Olá, sou de Curitiba, PR, não tenho muito conhecimento nesse assunto, mas já faz um tempo que me interesso por ele. Enfim, eu gostaria de saber se aqui em Curitiba tem alguma escola que ensina Yoga.

    Muito grata!

  34. Sou de Indaiatuba, SP, e gostaria de saber onde posso praticar Yoga aqui, se existe indicações. Agradeço.

  35. Gostaria de começar a praticar Yoga. Há perto de minha casa um centro de Yoga Integral, Purna Yoga. Como esse tipo de Yoga não foi comentado nesse artigo, fiquei em dúvida se deveria começar por esse tipo de prática. Ficaria agradecido se obtivesse algum esclarecimento. Obrigado e meus parabéns pelos artigos que li.

  36. Alguém pode indicar um lugar para a prática em Londrina? E qual o asana recomendado para evitar insônia?

    Tudo de Om!

  37. Lúcia Helena, você perguntou onde poderia praticar Yoga em Curitiba. Recomendo o Yoga Studio, dos professores Luciana e Francisco Kaiut, fone (41) 3232.4216.

    O trabalho deles é fantástico e é difícil conseguir vaga. Mas vale a pena você tentar. Eles têm uma influência muito forte de Hatha Yoga (segundo ensinamentos de B.K.S. Iyengar) e trabalham a Terapia da Polaridade.

    Namaste!
    Priscila.

  38. Gostaria muito de pratigar Yoga, mas moro longe de locais onde poderia aprender a praticar (interior de Mato Grosso). Tentei fazer uma posição de Yoga e não consegui me concentrar, além de sentir dores por causa da posição. Insisti mas não consegui. Queria saber o que fazer para esvaziar totalmente meus pensamentos para iniciar uma meditação, se eu puder começar por aí. Obrigado pela atenção!

  39. Gostei bastante desse site. Muito bom.

    Nunca pratiquei Yoga, mas tenho muito interesse em começar. Porém, estou morando em Curitiba há muito pouco tempo, e gostaria de saber onde posso praticar. Se não estou enganada, acho que o ideal seria Hatha Yoga ou Power Yoga. Quero muito conhecer.

    Muito obrigada.

  40. Adorei o site. Minha questão é estar procurando onde praticar o Hatha Yoga. Obrigada, Cida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *