Meditação, Pratique

Amrita dhyána, a meditação no néctar celestial

Amrita é o néctar, um gosto que se percebe com a prática do jíhva bandha, a contração da língua que se faz elevando e pressionando-a contra a parte posterior da úvula, no palato mole.

· 52 segundos de leitura >

Amrita é o néctar, um gosto que se percebe com a prática do jíhva bandha, a contração da língua que se faz elevando e pressionando-a contra a parte posterior da úvula, no palato mole. Esse ponto é chamado sangam ou trivêni, confluência das três principais nádís na altura da garganta. A contração massageia indiretamente a glândula pineal no cérebro e produz diferentes sensações nas papilas gustativas, todas muito reais, que vão desde gostos alcalinos, amargos e lácteos até o gosto do elixir lunar. O jíhva bandha impede que o amrita, que se concentra no soma chakra, entre o ájña e o sahásrara, escoe para os chakras inferiores. O praticante deve deixar a língua contraída desta forma e voltar o olhar para o intercílio, fazendo bhrúmadhya drishti.

No início pode ser um tanto dificultoso manter a contração durante muito tempo, pois acontecem pequenas dores na musculatura da garganta e intensa salivação; não obstante, com a prática o bandha fica mais agradável e fácil de manter por um bom tempo. Algumas pessoas chegam ao extremo de cortar o freio da língua, coisa que desaconselhamos pois seria equivalente a cortar um músculo que estivesse incomodando para fazer algum ásana.


Extraído do livro Guia de Meditação.

Website | + posts

Pedro nasceu no Uruguai, 58 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o site yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
Biografia completa | Artigos

suryabhedana

Sūryabhedana: a Respiração Solar

Pedro Kupfer em Prāṇāyāma, Pratique
  ·   1 minutos de leitura

O que traz paz ao dia-a-dia?

Pedro Kupfer em Pratique, Yoga na Vida
  ·   2 minutos de leitura