Todo o mundo tem um ego. É impossível viver sem ego. Esse ego pode ser iluminado, ou não. Iluminado significa que você sabe que o ego é um ego. Saber quem você é não é pouca coisa. Você precisa se ver como uma parte do todo.

Qual é a diferença entre um ego iluminado e um ego não iluminado? Essa pergunta está mal colocada. A pergunta é: como posso iluminar o ego?

Como age o ego iluminado? De que jeito ele se expressa? Como ele anda? Como ele senta?

Todo o mundo está no processo da iluminação. Eu não gosto de diferenciar pessoas iluminadas e pessoas não iluminadas. O início da iluminacao é o casamento. Porque você cresce. Você se torna mae, pai, e cresce. Porque você aprende a compartilhar.

Aí, o ego deixa algumas coisas, e se fortalece com outras, como um rio que começa devagarinho e depois va crescendo e juntando forças. A iluminacao não é algo que irá acontecer algum dia se você sentar sob uma árvore. A unica iluminação que você obtem de sentar sob uma árvore é: não sente sob uma! Isso pode ser muito romântico, mas não é eficiente.

Quando dizemos que a consciência não é limitada pelo tempo, estamos querendo dizer que ela é a verdade do tempo. Olhando para os objetos, não podemos afirmar que eles existam independentemente do sujeito que as observa, que é a própria consciência. Portanto, os seres viventes encarnam no tempo. O nivel de percepção do ser vivente dependerá do tipo de corpo que ele receber em cada oportunidade.


* Satsang concedido por Pujya Swamiji no Ashram de Rishikesh, em 25 de março de 2007. Transcrito e traduzido por Pedro Kupfer. Quaisquer erros ou omissões, involuntários, devem ser creditados na conta kármica do transcritor/tradutor. Namastê!

    COMENTÁRIOS

    Comentar artigo

  1. Greicy

    Gostaria de saber, quando será a próxima viagem para India. Obrigada! Greicy.

    ====================

    Em fevereiro de 2012, Greicy. Colocaremos no site a informação, depois do verão. Namaste!


    Responder