Mudra: descrição de mudras e bandhas

3:1-3. Gheranda disse: existem vinte e cinco mudra. A sua práticaproporciona o triunfo ao yogi. São os seguintes:
1. Mahamudra (grande selo)
2. Nabhomudra (selo etérico)
3. Uddiyanabandha (contracção flutuante)
4. Jalandarabandha (contracção da garganta)
5. Múlabandha (contracção raiz)
6. Mahabandha (grande contracção)
7. Mahavedha (grande penetrador)
8. Khecharimudra (selo da língua)
9. Viparitakaranimudra (selo da acção inversa)
10. Yonimudra (selo da vagina)
11. Vajrolimudra (selo vajroli)
12. Shakticalanamudra (selo agitador da energia)
13. Tadagimudra (selo do tanque)
14. Mandukimudra (selo da rã)
15. Shambavimudra (selo de Shiva)
Panchadháraná (cinco dháraná ou concentrações):
16. Párthivídháraná (terra ? muladhara chakra)
17. Ámbhasídháraná (água ? svádhistána chakra)
18. Ágneyídháraná (fogo ? manipura chakra)
19. Váyavídháraná (ar ? anahata chakra)
20. Ákáshídháraná (éter/espaço ? ajña chakra)
21. Ashvinimudra (selo da égua/cavalo)
22. Pashinimudra (selo do pássaro)
23. Kakimudra (selo do corvo)
24. Matanginimudra (selo do elefante)
25. Bhujanginimudra (selo da serpente)

3:4-5. Gheranda disse: Maheshvara (Shiva), dirigindo-se à sua esposa (Parvati), recitou as vantagens dos mudra da seguinte forma: Oh Devi, todos estes mudras cujo conhecimento conduzem a quem os pratica à obtenção desiddhi, devem manter-se em grande segredo. Não serão para ensinar alegremente a qualquer um. Este conhecimento que não é fácil de obter nem sequer pelos próprios deuses, proporciona felicidade ao yogi!

Mahamudra

3:6-7. Pressionar com firmeza o calcanhar esquerdo contra o ânus. Estendera perna direita e segurar o dedo gordo do pé com as mãos. Contrair agarganta. Fixar o olhar no intercílio.3:8. Esta técnica cura todas as enfermidades (abdominais) e, em especial,prisão de ventre, inflamação do baço, indigestão e febre.

Nabhomudra

3:9. Em qualquer actividade e em qualquer sítio, o yogui pode praticar nabhomudra. Leva-se a língua para cima e suspende-se a respiração com os pulmões cheios.

Uddiyanabandha

3:10. Contrair o abdómen tanto para cima como para debaixo do umbigo.Empurrá-lo para trás, de maneira que os órgãos abdominais sejamcomprimidos contra a coluna vertebral. Quem praticar este selocontinuamente vencerá a morte.Graças a esta técnica, o 'grande pássaro' (hamsa), a força vital (prána), éforçada insistentemente a 'voar para cima' (uddína), ou seja, a ascenderpelo canal central (sushumna-nádi).

3:11.De todos os bandha, este é o melhor. Com a sua prática completafacilita-se a libertação.

Jalandarabandha

3:12. Contrair a garganta e colocar o queixo contra o peito.Jalandarabandha fecha os dezasseis adhara. Praticado junto com mahamudra, destrói a morte.

3:13. Os seus efeitos foram amplamente comprovados e proporcionaexcelentes resultados. Quem o praticar durante seis meses certamentealcançará o seu objectivo.

Múlabandha

3:14. Pressionar o períneo com o calcanhar do pé esquerdo. Contrair o esfíncter anal.

3:15. Colocar o calcanhar direito sobre os genitais. Pressionar contra apúbis. Contrair a região abdominal até a coluna vertebral. Este múlabandhaelimina a decadência.

3:16. Quem desejar cruzar o oceano da existência deve praticar este mudraem segredo.

3:17. Com múlabandha controla-se váyu. Deve praticar-se cuidadosa ediligentemente.

Mahabandha

3:18. Pressionar o orifício anal com o calcanhar esquerdo. Pressionarsuavemente este calcanhar com o calcanhar direito. Lentamente e comcuidado contrair os músculos do recto

3:19. Ao mesmo tempo, contrair os músculos do períneo. Reter a respiração(com os pulmões cheios) em jalandarabhanda. Estas três contracções juntas(ânus, períneo e garganta) constituem mahabandha.

3:20. Mahabandha é o maior dos bandha. Destrói a decadência e a morte.Graças à sua prática, realizam-se todos os desejos.

Mahavedha

3:21-22. Da mesma forma que a beleza, juventude e encanto de uma mulhersão inúteis sem um homem (que a admire), assim são múlabandha emahabandha sem mahavedha. Sentar-se em mahabandha e reter o alentocom uddana kumbhaka (retenção do alento com os pulmões vazios juntocom uddiyanabandha). Isto é mahavedha, que da êxito aos yoguis.

3:23-24. Quem praticar diariamente múlabandha e mahabandha commahavedha é o melhor dos yogis. Para ele não existe o medo da morte. A decadência não o alcança. Os yogis devem mantê-lo em segredo.

Khecharimudra

3:25. Cortar o tendão inferior da língua e mantê-la continuamente emmovimento. Massajá-la com manteiga fresca. Puxá-la com um instrumentode aço (para alongá-la).

3:26. Com a prática contínua consegue-se alongar a língua. Obtêm-sekhecharimudra quando a ponta da língua pode tocar o intercílio.

3:27. Em seguida, quando se tiver alargado suficientemente a língua: levar alíngua para cima e para trás para tocar o palato. Com a prática, alcança-se ascavidades nasais que comunicam com o interior da boca. Fechar estesorifícios com a língua (retendo a respiração). Fixar o olhar no intercílio.

3:28. Com esta prática desaparecem debilidade, fome, sede e preguiça. Nãosurgem enfermidades, decadência ou morte. O corpo torna-se divino.

3:29. O corpo não pode ser queimado pelo fogo, secado pelo ar ou molhadopela água. O corpo não pode ser mordido pelas serpentes.

3:30. O corpo torna-se belo. O samádhi alcança-se facilmente. Ao tocar osorifícios nasais internos com a língua, experimentam-se diversos sabores.

3:31-32. Experimentam-se novas sensações à medida que fluiabundantemente néctar. Apreciam-se sucessivamente os seguintes sabores:salgados, alcalinos, amargos, adstringentes, manteiga, ghee, leite, coalhada,soro, mel e sumo de palmeira. Finalmente, manifesta-se o sabor do néctar.

Viparitakaranimudra

3:33-35. O sol (plexo solar) localiza-se abaixo do umbigo. A lua localiza-sena base do paladar. O processo mediante o qual o sol ascende e a luadescende, chama-se vipa. É um mudra secreto em todos os tantra. Coloca-sea cabeça no solo com as mãos estendidas. Levantam-se as pernas e mantêm-se a postura com firmeza.3:36. Com a sua prática constante desaparecem a morte e a decadência. Oyogui consegue siddhi e não é destruído nem sequer em pralaya (dissoluçãodo universo no final de um período cósmico)

Yonimudra

3:37-42. Sentar-se em siddhásana. Tapar os ouvidos com os polegares, osolhos com os indicadores, as fossas nasais com os dedos médios, o lábiosuperior com os anelares e o inferior com os mindinhos. Inalar prána-váyu mediante kakimudra e uni-lo a apana-váyu. Visualizar os seis chakra emordem (ascendente) até que desperte kundalini. Repetir os mantra hum ehamsa. Levar a Shakti junto a jiva, no sahasrara chakra. Cheio de Shakti,unida com o grande Shiva, meditar no supremo gozo. Contemplar a união deShiva e Shakti neste mundo. Completamente extasiado, o yogui compreendeque ele é Brahma. Esta prática é um grande segredo, difícil de realizarinclusive para os deva. Quem aperfeiçoa esta prática entra realmente emsamádhi.

3:43-44. Com esta prática, o yogui não é afectado pelas acções (maisreprováveis), como matar um Brahman ou um feto, beber álcool oucontaminar o leito do guru. Todos os pecados, tanto os mais graves como osmais leves, são completamente destruídos graças a esta prática. Portanto,quem aspirar à libertação deverá efectuar esta prática.

Vajrolimudra

3:45. Apoiar as duas mãos no solo. Levantar as duas pernas rectas. A cabeçanão deve estar em contacto com o solo. Esta técnica desperta kundalini e dálongevidade.3:46-48. Esta prática é o cume das práticas de yoga. Facilita a iluminação eaperfeiçoa o yogui. Com ela consegue-se bindu-siddhi (controle sobre osémen) e, então, pode conseguir qualquer coisa. Mesmo vivendo uma vidasubmergido de prazeres, o yogui alcança a perfeição com esta prática.

Shakticalana

3:49. A grande deusa kundalini, a energia do e, a átma-Shakti, dorme nomuladhara chakra. Tem a forma de uma serpente enroscada com três voltase meia.3:50. Enquanto permaneça adormecida no corpo, o jiva é apenas um animal,e não se produz o autêntico conhecimento mesmo que se pratique durantedez milhões de anos.3:51. Da mesma forma que uma porta se abre com uma chave, a porta deBrahma abre-se despertando kundalini mediante o hatha yoga.3:52. Colocar uma manta pelas costas (à altura dos rins) e sentar-se numlugar oculto, não despido, numa habitação exterior, para praticarShakticalana.

3:53. A peça deverá medir cerca de 20 cm por quatro dedos de largura.Deverá ser suave, branca e de um tecido de qualidade. Deverá ser firmemente mantida no lugar através do katisutra (uma cinta que se ata naanca).

3:54-55. Cobrir o corpo com cinzas. Sentar-se em siddhásana. Inalar prána-váyu por ambas as fossas nasais e uni-lo firmemente com apana. Contrair orecto com cuidado mediante ashvinimudra até que o váyu penetre nasushumna e manifeste claramente a sua presença.3:56. Retendo a respiração mediante kumbhaka, a serpente kundalini sente-se afogada, desperta e ascende até brahmarandhra.

3:57. Yonimudra não se completa nem se aperfeiçoa sem Shakticalana.Primeiro pratica-se Shakticalana e depois aprende-se yonimudra.

3:58. Oh, Chanda Kapali! Assim é Shakticalana. Pratica diariamente e com empenho.

3:59. Este mudra deve manter-se em segredo, pois elimina a decadência e amorte. Portanto, o yogi que deseje a perfeição deverá praticá-lo.

3:60. O yogi que o pratique diariamente chegará a ser um siddha, alcançaráo vigraha-siddhi e curará todas as suas enfermidades.

Tádágí-mudra

3:61. Adoptar a postura de paschimottanásana. Esvaziar o abdómen, comose fosse um tanque. Este é o tádágí-mudra (mudra do tanque) que detém oenvelhecimento e a morte.

Manduki-mudra

3:62. Manter a boca fechada. Girar a ponta da língua para acima e para trás,contra o palato (como o salto da rã). Saborear lentamente o néctar sagrado(amrita).

3:63. O corpo não adoece nem envelhece. Mantém-se a juventude e o cabelonunca se torna grisalho.

Shambavi

3:64. Deve-se fixar o olhar no intercílio e concentrar-se em si mesmo(essência).

3:65. Os Vedas, os shastras e os puránas são como mulheres públicas. Mas,esta prática deve manter-se guardada como uma dama respeitável.

3:66. Sem dúvida, quem dominar esta técnica será similar a Adinátha(Shiva), Náráyána (Vishnu) e Brahma.

3:67. Maheshvara disse: 'realmente, quem conhecer shambavi será Brahman'.

Panchadháraná

3:68. Uma vez explicado shambavi, escuta agora os cinco dháraná. Com eles pode-se conseguir qualquer coisa neste mundo.

3:69. Com o seu domínio pode-se visitar o céu (svarga loka) à vontade,pode-se viajar à velocidade do pensamento e pode-se caminhar no ar.

Párthivídháraná

3:70. Este tattva é de cor amarela esverdeada, o seu bíja-mantra é lam, a sua forma é quadrada e Brahma é a sua divindade. Concentrar a mente e prána-váyu no elemento terra mediante kumbhaka, durante um período de cincoghatikas (duas horas e meia). Também se denomina adhodháraná. Com asua prática conquista-se este elemento e nenhum dos seus constituintes lhepoderá causar dano. Proporciona firmeza.

3:71. Quem praticar esta concentração conquistará a morte e converter-se-ánum siddha.

Ámbhasídháraná

3:72. Este tattva é de cor branca, como a flor kunda, como uma conchamarinha ou como a lua; o seu bíja-mantra é vam, a sua forma é circular,como a da lua, e Vishnu é a sua divindade. Concentrar a mente e prána-váyuno elemento água mediante kumbhaka, durante um período de cincoghatikas (duas horas e meia). Esta técnica de concentração elimina todo ador. Com ela, a água não pode causar dano algum.

3:73-74. A morte por afogamento não alcança quem praticar esta técnica,nem nas águas mais profundas. Deve manter-se em grande segredo, pois asua revelação anula os seus efeitos.

Ágneyídháraná

3:75. Este tattva é de cor vermelha, como o insecto indra-gop e fica situadona região abdominal; o seu bíja-mantra é ram, a sua forma é triangular, e Rudra (Shiva) é a sua divindade. Brilha como um sol e confere siddhi.Concentrar a mente e prána-váyu no elemento fogo mediante kumbhaka,durante um período de cinco ghatikas (duas horas e meia). Esta técnica deconcentração elimina o temor duma morte dolorosa. Com ela, o fogo nãopode causar dano algum.3:76. A morte pelo fogo não alcança o yogui que pratica esta técnica.

Váyavídháraná

3:77. Este tattva é de cor negra, como khol para os olhos; o seu bíjamantra é yam, e Íshvara é a sua divindade. Este tattva está cheio desattva. Concentrar a mente e prána-váyu no elemento ar mediantekumbhaka, durante um período de cinco ghatikas (duas horas e meia). Coesta técnica, o praticante pode caminhar no ar.

3:78-79. O domínio desta técnica elimina a decadência e a morte e permitedeslocar-se pelo ar. O ar não mata a quem o domina. Não deve ser reveladoa malfeitores ou a incrédulos, pois anularar-se-iam os seus efeitos.

Ákáshídháraná

]3:80. Este tattva é da cor da água pura do mar; o seu bíja-mantra é ham, asua forma é triangular, e SadáShiva (Shiva) é a sua divindade. Brilha comoum sol e confere siddhi. Concentrar a mente e prána-váyu no elemento étermediante kumbhaka, durante um período de cinco ghatikas (duas horas emeia). Esta técnica de concentração abre a porta da libertação.

3:81. Esta técnica é conhecida apenas pelo yogui autêntico. A morte não oalcança nem perece no pralaya.Ashvini

3:82. Contrair e dilatar repetidas vezes o esfíncter anal. Esta prática despertakundalini.

3:83. Esta técnica elimina as enfermidades do recto, fortalece o corpo e evitaa morte prematura.

Pashini

3:84. Colocar as duas pernas nas costas, por detrás do pescoço e mantê-lasfirmes. Esta prática desperta kundalini.

3:85. Esta técnica fortalece e aumenta a energia do corpo. Deve praticar-secom cuidado.

Kákí-mudra

3:86. Contrair os lábios como o bico de um corvo e inspirar lentamente. Esteé o mudra do corvo (kákí), que elimina todas as enfermidades.

3:87. Kákí-mudra é um grande mudra mantido em segredo em todos ostantra. Com esta prática evitam-se todas as enfermidades, como um corvo.

Matangini

3:88-89. De pé e submergido em água até ao pescoço, absorver água atravésdas fossas nasais e expeli-la pela boca; em seguida, aspirar água pela boca eexpeli-la pela nariz (como um elefante). Repetindo esta técnica, uma e outravez, anula-se a decadência e a morte.3:90-91. Esta técnica deve executar-se num lugar solitário. A sua práticaconfere a força de um elefante e proporciona grande prazer ao yogui. Deveser feita com grande cuidado.

Bhujangini

3:92. Estender um pouco o pescoço para a frente e tragar ar através doesófago. Este mudra da serpente anula a decadência e a morte.

3:93. Esta técnica elimina rapidamente todas as enfermidades intestinais,especialmente a indigestão e a dispepsia.

Benefícios dos mudra

3:94. Oh, Chanda Kapali! Assim te mostrei os mudra, perseguidos por todosos siddha e que anulam a decadência e a morte.3:95. Não devem ser ensinados indiscriminadamente nem devem serrevelados a malfeitores ou a incrédulos. Devem ser cuidadosamenteconservados em segredo. São difíceis de executar mesmo para os deuses.

3:96. Estas técnicas que proporcionam felicidade e libertação devemensinar-se a pessoas inocentes, calmas e de mente tranquila, devotas ao seu guru e que provenham de boas famílias.

3:97. A sua prática diária elimina todas as enfermidades e aumenta o fogogástrico.

3:98. O praticante não é alcançado pela morte nem pela decadência; a água,o ar e o fogo não o afectam.

3:99. Com a sua prática eliminam-se a tosse, a asma, a inflamação do baço,a lepra e todo tipo de enfermidades.

3:100. Oh, Chanda! Não há nada melhor para conseguir siddhi.


Traduzido pelo praticante e professor português de Yoga Gustavo André Cunha. O email do Gustavo é cunhagustavo@gmail.com.

    COMENTÁRIOS

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  1. Gabi tombini

    Oi , obrigada por enviar esse texto muito importante para meu estudos . Existe integração , unificação ou yoga . Agradeço . Namaste!


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  2. Marcos Henrique

    Caro Professor Gustavo,

    Sou praticante de yoga, durante algum tempo pratiquei com um professor de swastia yoga, mas depois, no ultimo ano e meio estive praticando sozinho. Tenho lido alguma coisa sobre os mudras e desejo dominalos, acrescentandu-os a minha prática.

    Entretanto, gostaria de saber a experiência prática de alguem que tenha dominado tais gestos, pois a grande parte dos textos fala dos sidhis de forma um tanto mitológica, e de fato não conheço ninguém que tenha experimentado algo assim.... no mais, parabenizo-o por compartilhar seu conhecimento.

    Marcos Henrique.



    Gustavo Cunha

    Namaste,O meu colega, Gonçalo Correia do centro Yoga Kshetra no Porto (Portugal), poderá elucidá-lo melhor sobre esse assunto.Numa prática recente que fiz com ele, utilizamos mudras para a indução de pratyahara e outros estados de concentração.Recomendo, vivamente, que entre em contacto com o professor Gonçalo. Porém, neste momento, ele encontra-se numa viagem de estudo pela Índia - o que poderá tornar difícil uma resposta rápida. Em todo o caso, o professor Gonçalo poderá ser contactado através do seguinte email: yogakshetra@iol.pt.Já agora, dê uma olhada no seu blog: http://www.yogakshetra.blogspot.com/Sarva mangalam,Gustavo

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